Honório
de Autum (1080–1154)
Honório de Autum foi um
teólogo cristão prolífico e muito popular no século XII. Ele fez menção ao
cânon do Antigo Testamento em várias de suas obras, dividindo-o em três
categorias: a Lei, os Profetas e os Hagiográficos. Ele observou que os livros
de Judite e Tobias não foram incluídos entre os livros canônicos pelos judeus,
mas foram considerados dignos de leitura na Igreja. Também colocou esses livros
na categoria eclesiástica, ao contrário de serem totalmente canônicos:
A
escritura do Antigo Testamento é escrita tendo o Espírito Santo como autor e é
dividida em três partes: história,
profecia e hagiografia. A história dá conta das coisas passadas, a profecia
anuncia as coisas futuras, a hagiografia proclama as alegrias da vida eterna.
Este livro (Salmos) toma o seu lugar na hagiografia, uma vez que brilha mais
plenamente com as alegrias da pátria eterna. (Expositio In
Psalmos: De mysterio psalmorum, PL 172.273B.) Tradução de Benjamin Panciera,
The Medieval Institute, Notre Dame)
Os Livros de Tobias e de
Judite não estão no cânon dos hebreus,
mas desde que os aceitam entre sua hagiografia, nós cantamos e os lemos.
(Operum Pars Tertia.â Liturgica, Sacramentarium, Seu De Causis Et Significatu
Mystico Rituum Divini Em Ecclesia Officii Liber Cap. C. De lectionibus em
matutinis post Pentecosten PL 172.800D)
Pedro
Comestor (morreu em 1179)
Pedro Comestor foi um
teólogo francês do século XII. Em sua obra História Escolástica alinhou-se com
Jerônimo ao separar os Apócrifos dos livros canônicos do Antigo Testamento:
Eles
[os Judeus] distinguem o Antigo Testamento em três ordens: a primeira que eles chamam de Lei, a segunda os Profetas e
a terceira as Hagiografias. Eles colocam os cinco livros de Moisés na Lei,
oito nos Profetas, Josué, Juízes, Samuel, Malaquias, Isaías, Jeremias, Ezequiel
e os doze profetas. Nas
Hagiografias colocaram nove livros do Antigo Testamento, que estão acima. (Peter Comestor, Historia Scholastica, Historia Libri
Josue. Incipit praefatio in historiam libri Josue. PL 198:1259)
Os judeus relegam esta
história (Tobias) aos apócrifos,
mas Jerônimo diz em seu prólogo que deveria estar nas Hagiografias e, de
qualquer modo, se estivesse ali, seria na terceira ordem do cânon do Antigo
Testamento. Como não está em nenhuma
ordem, diríamos que isso é porque Jerônimo aceita muitas coisas como
hagiografias, a ponto de incluir também Apócrifos.
(Peter Mauritius (Venerabilis), Historia Scholastica, Historia Libri Tobiae.
Incipit praefatio in historiam libri Josue. PL 198:1432)
Ele ainda comenta a respeito
dos acréscimos apócrifos feitos ao Livro de Daniel:
Daniel
profetizou na Caldéia, que era da linhagem dos reis de Judá, de acordo com
Josefo e Epifânio. De acordo com os setenta [Septuaginta], porém, ele era da
tribo de Levi, que colocou isso no título da fábula de Bel (...) Ele foi
escrito em língua caldeia, mas em letras hebraicas, e não foi lido pela Igreja
de acordo com a Septuaginta, cuja edição é muito imprecisa, mas de acordo com
[a edição de] Theodotios. Entre os
hebreus, ele [Livro de Daniel] não tem a história de Susana, nem o Hino dos
três meninos, nem a história de Bel o dragão.
(Peter Mauritius (Venerabilis), Historia Scholastica, Historia Libri Danielis
-1448)
E sobre a História de
Susana, ele diz:
A história de Susana que no
hebraico não está livro de Daniel.
E ele a chama de fábula, não porque a própria história seja corrupta, mas a parte sobre o apedrejamento dos dois
sacerdotes é falsa, a quem Jerônimo diz que foi queimada, e porque afirmam que
foi escrito por Daniel, quando foi
escrito por algum orador grego. (Peter Mauritius
(Venerabilis), Historia Scholastica, Historia Libri Danielis, Cap. XIII, De
Sussana, PL 198:1466)
Pedro
Maurício (1092-1156)
Teólogo do século XII e
abade de Cluny na França, Pedro Maurício listou os livros do Antigo Testamento como
aqueles que refletiam o cânon hebraico:
E eu devo começar de cabeça
a lista desses livros sagrados,
veja se você não se lembra, o Livro do Gênesis
(...) Êxodo (...) venha para o Levítico, daí para o Livro de Números.
Venha para o último livro do Pentateuco, que é a lei Mosaica [Deuteronômio] (...) Outros livros divinos e
proféticos seguem a estes, o primeiro dos quais é chamado Josué, ao qual seu vizinho é Deuteronômio,
que por sua vez ganha autoridade do Evangelho e dá autoridade. O Livro dos Juízes (...) já foi provado
ser canônico por testemunho escrito (...) Então o pequeno, mas confirmado pelo
próprio Evangelho, o livro de Rute
aparece (...) Então a pena apressa-se aos livros de Samuel [Crônicas] e dos Reis (...) Então o discurso se volta aos
profetas e o próprio Evangelho dá testemunho primeiro a Isaías, profeta do Evangelho. Segue então Jeremias, profeta a qual o Evangelho não é silente que suas
palavras sejam consideradas como proféticas (...) As palavras apostólicas de
Paulo fazem Ezequiel canônico (...)
A autoridade do Evangelho nos impele a aceitar Daniel entre os profetas (...) Depois destes grandes e, por assim
dizer, dos principais profetas, vamos imediatamente aos doze que são chamados menores, não por menor autoridade, mas
pela quantidade de sua escrita e vamos prová-los todos canônicos, não de uma
vez nem confusamente, mas individualmente e distintamente: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque,
Sofonias, Ageu e Zacarias (...) Por último, na ordem dos profetas, mas não
menos importante, segue Malaquias.
Então vem Jó (...) A autoridade dos salmos (...) e quanto
aos livros de Salomão (que são Provérbios,
Eclesiastes, o Cântico, que é o Cântico dos Cânticos). (Adversus
Petrobrusianos, Probatio totius Veteris Testamenti ex Evangelio. PL 189:741)
Adam
Scotus (1140 - 1212)
Adam Scotus foi um teólogo,
escritor e monge anglo-escocês, do final do século XII e início do XIII. Ele
identificou os livros canônicos do Velho Testamento em vinte e dois de acordo
com o cânon hebraico de cinco livros da Lei, oito dos Profetas e nove da
Hagiografia:
Estes
livros, então, sobre os quais estamos falando e que são extraídos da Escritura,
pertencem ao Antigo Testamento ao Novo. Na verdade, o Antigo Testamento é dividido em três ordens: a Lei, de que há cinco
livros, os Profetas, dos quais há oito livros, e as Hagiografias de que há nove
livros, completando vinte e dois, que é também o número de letras no
alfabeto hebraico. (De Tripartito Tabernaculo, Pars Secunda. De
Tabernaculo Christi Quod Est In Fide. Caput VIII. PL 198:697B)
Hugo
Cardinali (1200–1263)
Ele foi um importante
cardeal dominicano do século XIII. No prólogo a seu comentário do livro de
Josué, Hugo deu uma lista dos livros do Antigo Testamento de acordo com o
cânone hebraico, indicando que a totalidade do Antigo Testamento foi incluída
nos livros específicos listados. Ele também mencionou os apócrifos, mas afirmou
que não eram numerados no cânon. A Igreja, disse ele, os aceitou, mas o que ele
quis dizer com isto, uma vez que seguiu a opinião de Jerônimo, foi que a Igreja
os colocou na categoria secundária de ser útil para a edificação, mas não para
o propósito de estabelecer doutrina:
(...)
os hebreus dividem o Velho Testamento em subsecções. À primeira chamam de a
Lei; a segunda de os Profetas; a terceira de Hagiografia. Na Lei colocam os cinco livros de Moisés. Nos profetas colocam oito
livros, ou seja, Josué, Juízes, Samuel, que são os dois primeiros livros dos
Reis, Malaquias, que são os dois últimos livros dos Reis, Isaías, Jeremias,
Ezequiel, os Doze Profetas. Na Hagiografia colocam os nove livros do Velho
Testamento que permanecem, isto é, David,
Provérbios, Eclesiastes, Daniel, o Cântico, Crônicas, Esdras, Ester. Eles
são chamados de Hagiografia, isto é, os escritos dos santos, que é um nome
comum a todos os livros da Sagrada Escritura (...) Os Apócrifos permanecem: Jesus, Sabedoria, O Pastor, os Livros dos
Macabeus, Judite e Tobias. Uma vez
que estes são duvidosos não são numerados no cânon. Mas, uma vez que eles
proclamam coisas verdadeiras, a Igreja os aceita.
(Postillam super Librum Iosue: Prologus, tradução de Benjamin Panciera, The
Medieval Institute, Universidade de Notre Dame)
Filipe
de Harveng (morreu
em 1183)
Foi um monge e teólogo XII. Felipe
aderiu à autoridade do cânon hebraico e rejeitou os apócrifos:
De
fato, Jerônimo traduziu do hebraico para
o latim todas as escrituras que foram mantidas entre os hebreus no cânon.
Neles não se pode achar que Salomão ofereceu ramos aos escribas para que ele
pudesse ser derrotado [trecho contido em Eclesiástico]. Suas escrituras restantes
são apócrifas cuja autoridade não é adequada para confirmar as coisas que
poderiam entrar em disputa. De onde
também o livro de Jesus, filho de Siraque, Judite, Tobias e os primeiros
Macabeus são contados por eles entre os apócrifos, uma vez que não são mantidos em seu cânon (...) Salomão não escreveu Eclesiástico como
Agostinho no décimo livro da Cidade de Deus e, antes dele, Jerônimo disse em
muitos lugares. (Responsio De Damnatione Salamonis. PL
203:659)
Nicolas
de Lyra (1270-1340)
Nicolas foi um dos teólogos
mais respeitados e influentes da Idade Média, superando até mesmo Tomás de
Aquino em autoridade como comentarista bíblico. Sua influência é tão evidente que
seu comentário foi incluído na Glossa Ordinária. Nicolas era um erudito em
hebraico que endossava o cânon hebraico de acordo com o julgamento de Jerônimo.
Em seu prefácio ao livro de Tobias, ele escreveu que os livros da Sabedoria,
Siraque, Judite, Tobias e Macabeus não foram considerados canônicos, mas foram
recebidos e lidos pela Igreja apenas para fins de edificação e encorajamento
moral:
Aqui
começa o comentário de Nicolau de Lyra sobre o Livro de Tobias, e primeiro o
prefácio do livro. Depois de ter escrito, com a ajuda de Deus, nos livros canônicos da Sagrada Escritura,
começando desde o princípio do Gênesis e prosseguindo até o fim do Apocalipse,
Eu, confiando novamente com a ajuda de Deus, escreverei sobre outros livros que não são do cânon, ou seja, o Livro da Sabedoria, Siraque,
Judite, Tobias e os Livros dos Macabeus, seguindo o que Jerônimo diz no Prólogo que é colocado antes dos Livros
dos Reis. E ele diz a mesma coisa
sobre o Livro de Baruque em seu prólogo e sobre o segundo de Esdras em seu
prólogo sobre Esdras. (Postilla Nicolai de Lyra super librum
Tobiae, prefatio. Biblia cum glosa ordinaria et expositione Lyrae litterali et
morali (Basel:Petri & Froben, 1498). British Museum IB.37895, Vol. 2)
Em suas observações
introdutórias ao livro de Esdras, Nicolau afirmou que renunciaria a fazer
comentários sobre os livros de Tobias, Judite e Macabeus porque, mesmo sendo
incluídos nas Bíblias, eles não eram recebidos como canônicos pelos judeus ou
cristãos:
No momento pretendo pular os
livros de Tobias, Judite e Macabeus, pois embora sejam históricos, não são do
cânon para judeus nem para os cristãos.
Pelo contrário, Jerônimo diz sobre eles, no Prólogo sobre os Livros dos Reis, que eles são contados entre os apócrifos.
E no prólogo sobre Judite ele diz que sua autoridade não é eficaz para provar
qualquer coisa que entre em disputa ou dúvida. Portanto, não pretendo
prosseguir com a exposição deles até que, com a ajuda de Deus e a vida
continuada, escreva sobre todos os livros
canônicos. Agora, se o Senhor me conceder a vida, eu poderei escrever sobre esses livros e outros que são comumente
colocados nas Bíblias, embora não sejam do cânon (...) Todavia, no momento,
não pretendo ocupar-me do segundo livro
de Esdras pela razão dada, a saber, que não é do cânon. (Postilla
Nicolai de Lyra super librum Edsrae, cap.i, Biblia cum glosa ordinaria et
expositione Lyre litterali et morali (Basel: Petri & Froben, 1498). British
Museum IB.37895, vol. 1, Lyra on Ezra)
Quando ele comentava o texto
de um dos livros apócrifos, começava afirmando seu status não-canônico. Por
exemplo, com Tobias ele escreveu:
Aqui
começa o livro de Tobias que não está no
cânon. (Biblia cum glosa ordinaria et expositione Lyre
litterali et morali (Basel: Petri & Froben, 1498). British Museum IB.37895,
vol. 1)
E no livro de Judite:
Aqui
começa o livro de Judite que não está no
cânon. (Ibid., vol. 1)
E no livro da Sabedoria:
Aqui
começa o Livro da Sabedoria que não está
no cânon. (Ibid., vol. 1)
Michael Woodward – um
especialista em Nicolas de Lyra – afirma:
Quando
se tratava do uso legítimo do argumento bíblico, Nicolau não apenas seguia a
visão comum nas escolas, evitando interpretações místicas, mas também evitava o uso dos livros deutero-canônicos (...) Para
Nicolas, os livros deutero-canônicos,
bem como Interpretações místicas, eram úteis apenas para a instrução moral.
Em sua Postilla litteralis em Esdr. 1.1, Nicolas
justificou ignorar Tobias, Judite e Macabeus até que ele tivesse comentado os
livros canônicos. (Nicholas of Lyra, Postilla literalis in
librum Edsrae, BIBLIA SACRA (Lyon, 1589) vol. 2, col. 1276)
Nicolas afirmou novamente o
status não-canônico desses livros:
O
segundo modo de demonstração é pelas autoridades das Escrituras sagradas e
canônicas. Eu digo "canônico" por
causa dos livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico e Macabeus, cuja
autoridade não é eficaz para provar qualquer coisa que entra em disputa,
como Jerônimo diz em seu Prólogo colocado antes do livro dos Reis. (De
visione divinae essentiae)
Michael Woodward mais uma
vez afirma:
Esta
posição [a de Nicolas de Lyra] foi mais
tarde adotada pelos protestantes, enquanto
que a determinação católica romana do cânon do Antigo Testamento não veio até o
Concílio de Trento. (Michael Woodward, Nicholas of Lyra on Beatific
Vision, A Dissertation Submitted to the Graduate School of the University of
Notre Dame in Partial Fulfillment of the Requirements for the Degree of Doctor
of Philosophy, Medieval Institute, Notre Dame, Indiana, April, 1992, p.
177-178, 227-228)
William
de Ockham (1287 - 1347)
Foi o criador da teoria da
Navalha de Ockham, e também um frade franciscano, filósofo, lógico e teólogo
escolástico inglês. Em seus Diálogos, Ockham escreveu que a Igreja não recebeu
os livros apócrifos como canônicos e, portanto, não foram usados para a
confirmação de doutrinas da fé. Ele mencionou Judite, Tobias, Macabeus, Eclesiástico
e Sabedoria por nome a este respeito. Ele se referiu à autoridade de Jerônimo e
Gregório o Grande como confirmação desse ponto de vista:
De
acordo com Agostinho, como se diz em Distich IX em vários capítulos, a Sagrada
Escritura deve ser colocada sobre as cartas e os escritos de todos os bispos e
outros. Assim como o temor e a honra devem ser oferecidos aos santos escritores
da Bíblia, para que não se acredite que erram em alguma coisa, tal temor e
honra não deve ser oferecido a ninguém depois deles. De acordo com Jerônimo no
prólogo aos livros de Provérbios e Gregório no Moralia, os livros de Judite, Tobias e Macabeus, Eclesiástico e Sabedoria não
devem ser tomados para confirmar qualquer elemento de fé. Pois Jerônimo
diz, como faz Gregório: a Igreja lê os
livros de Judite, Tobias e Macabeus, mas não os aceita entre as escrituras
canônicas. (Guillelmus de Occam O.F.M., Opera Plurima
(Lyon, 1494-1496), Dialogus de Impero et Pontificia Potestate, Liber iii,
tractus i, cap. 16)
Antonino
(1389 - 1459)
Antonino escreveu que os
livros apócrifos não eram considerados canônicos pela Igreja e, portanto, não
eram autoritários para a confirmação de doutrinas da fé. Ele numerou os livros
canônicos do Velho Testamento aos vinte e dois, indicando assim que seguiu o
cânone hebraico e citou Jerônimo e Nicolau de Lyra como autoridades para sua
posição:
Os
judeus (...) de acordo com Jerônimo em seu prólogo (...) criaram quatro
divisões dos livros do Antigo Testamento. Os primeiros chamaram a Lei (...) o
segundo os Profetas (...) o terceiro a Hagiografia (...) o quarto (que os judeus não colocaram no cânon das Sagradas Escrituras,
mas chamaram Apócrifos) eles fizeram
do outros cinco livros, a saber, Sabedoria, Eclesiastico, Judite, Tobias, e
Macabeus, que foi dividido em dois livros. Sobre esses cinco livros
Jerônimo diz em seu Prólogo a Judite, que
sua autoridade é julgada menos adequada para fortalecer as coisas que entram em
disputa (...) E Tomás diz a mesma
coisa na Secunda Secundae, e Nicolau de Lyra sobre Tobias, ou seja, que eles
não são de tal autoridade, que não pode ser discutido a partir de suas palavras
sobre o que é da fé, como a partir dos outros livros da Sagrada Escritura.
(Sancti Antonini, Archiepiscopi Florentini, Summa Theologica, em Quattuor
Partes Distributa, Pars Tertia, Tit xviii, Cap vi, Seção 2, De Dilatatione
Praedicationis , Col 1043-1044)
Alonso
Tostado (1410-1455)
Foi um clérigo, acadêmico e
escritor espanhol. Em seus comentários e, em particular, em seu prefácio ao
Evangelho de Mateus, Tostado ensinou que os livros apócrifos não eram canônicos
e, como tais, não eram autoritários para estabelecer pontos de doutrina. Ele
também afirmou que a Igreja permitiu que os livros fossem lidos e estudados com
o propósito de edificação:
(...)
Como é dos livros da Sabedoria, ... Eclesiástico, ... Macabeus, ... Judite ...
e Tobias. Pois, embora sejam
recebidos pelos cristãos, e uma demonstração retirada deles pode às vezes ser
útil, a Igreja mantém esses livros. Todavia,
eles não são úteis contra hereges ou judeus para provar as coisas que poderiam
entrar em dúvida: Assim como Jerônimo diz em seu prólogo sobre Judite, ou
seja, entre os hebreus o livro de Judite
é lido como hagiografia, cuja autoridade é julgada menos adequada para
fortalecer as coisas que entram em disputa. Essas coisas tendo sido
pressupostas, deve-se dizer que no Antigo Testamento certos livros são
colocados no cânon e certos livros não são. Aqueles que não são colocados, como Judite, Tobias, os dois livros de
Macabeus, Sabedoria e Eclesiástico não têm qualquer subsecção ou divisão dentro
de si mesmos. Aqueles que estão no cânone já têm. Deve-se saber que os livros
colocados no cânon têm três subseções, a primeiro da Lei, o segundo dos
Profetas e o terceiro dos livros hagiográficos. Na primeira subseção de livros
da Lei são colocados apenas os cinco livros de Moisés, que são chamados de Torá
entre os judeus, isto é, a lei. Outros os chamam de humas, isto é, os cinco,
pois há cinco livros. E a este nome corresponde certo nome grego entre nós, a
saber, Pentateuco, que significa os cinco livros da lei. E eles são Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e
Deuteronômio (...) A segunda subseção de livros é chamada profética ou dos
Profetas e contém oito livros. O primeiro é o livro de Josué; segundo Juízes
com o qual colocam o livro de Rute;
o terceiro é o livro de Samuel, que
chamamos primeiro e segundo Reis;
quarto é Malaquias (...) quinto, Isaías; sexto, Jeremias; sétimo, Ezequiel;
oitavo, o Livro dos Doze Profetas
Menores, que entre os hebreus é um único volume. O Livro de Daniel não está colocado entre os livros proféticos, mas
na terceira subseção, a hagiografia. Nesta subseção são nove livros. O primeiro
é o livro de Jó; segundo Davi (...) terceiro, Provérbios (...) quarto, o Eclesiastes do mesmo Salomão (...) O
quinto é o Cântico dos Cânticos
(...) sexto, Daniel; sétimo, Crônicas (...) oitavo é Esdras que está dividido em dois livros
e dentro dele está contido o outro livro
de Neemias. O nono é o livro de Ester,
e assim é a terceira subseção completada. Há, portanto, três subsecções de
livros do Antigo Testamento e no primeiro está contido cinco livros; no
segundo, oito; no terceiro nove. E assim
há vinte e dois livros. Alguns colocam onze livros na terceira subseção, ou
seja, eles colocam o livro de Rute com os mencionados, separando-o do outro
livro de Juízes. Eles também colocam o livro threnorum, ou as Lamentações de
Jeremias, lá que é chamado Cinoth entre os hebreus que o separa do livro do
profeta Jeremias, e assim há vinte e
quatro livros no cânon do Antigo Testamento. Sobre todas estas coisas
Jerônimo escreve em seu prólogo (...) Certos livros são apócrifos no primeiro
sentido [não são canônicos mas a Igreja os lê para edificação], que são colocados fora do Canon do Antigo
Testamento, mas são contados entre os livros da Sagrada Escritura, a saber, o
Livro da Sabedoria, Eclesiástico, Judite, Tobias e Macabeus, pois sobre
seus autores, não é estabelecido para a
Igreja se eles os escreveram com o Espírito Santo compondo. (Alphonsi
Tostati, Episcopi Abulensis, Commentariorum in Sanctum Iesu Christi Euangelium
secundum Matthaeum, Praefatio, Quest 1, 2, 3)
Dionísio
Cartusiano (1402 - 1471)
Em seu Comentário sobre
Gênesis, Denys escreve sobre os livros do cânon. Ele deu uma lista dos livros
canônicos do Antigo Testamento repetindo o Prólogo de Jerônimo para o livro de
Reis, no qual listou os livros canônicos do Antigo Testamento como
correspondentes ao cânon hebraico e compreendendo vinte e dois em número. Ele
também mencionou os livros de Judite, Tobias, Macabeus, Susana, Bel e o Dragão
e Eclesiástico dizendo que não estavam incluídos no cânon e, portanto, não
foram usados para provar artigos da fé:
Em
seu prólogo aos Livros dos Reis, Jerônimo diz que há vinte e dois livros do
Antigo Testamento. Os hebreus dividem a Escritura do Antigo Testamento em três
partes, isto é, em lei, profetas e hagiografia. Os cinco livros de Moisés são
chamados de a lei, os outros oito livros, que é Josué, o Livro de Juízes, sob o
qual eles incluem o Livro de Rute e os Livros de Reis que eles dividem em dois
volumes, também Isaías, Jeremias, Ezequiel, e o livro dos doze profetas eles
chamam de os livros proféticos. Na hagiografia está os últimos nove livros, que
é o Livro de Jó, o Saltério, os três livros de Salomão, Crônicas, Esdras e
Ester. Hagiografia é assim chamado de hagios, que é sagrado, e gráfico,
escrito, assim, escrita santa. Eles
chamam esses livros de canônicos e os outros apócrifos. (Denys
the Carthusian, Enneration In Genesis, Cap I, Articulus IV, De Multiplici
Distinctione Atque Divisione Totius Divinae Scripturae)
Ora,
o livro não é contado entre as
escrituras canônicas, no entanto, a Igreja Mãe não tem dúvidas sobre a sua
verdade: por isso ela recebe e estabelece
que não deve ser lido para a confirmação e prova das coisas que entram em disputa. (Denys
the Carthusian, Proemium, Judith and Tobit)
Agora que o livro não
é contado do cânon, que está entre as
Escrituras canônicas, embora não haja dúvida quanto à sua verdade. E isso se
encaixa muito bem com o Livro dos Provérbios de Salomão em seu significado e
estilo. Sobre este Jerônimo escreve que ele encontrou este livro entre os
hebreus, não chamado de Eclesiástico,
como é por nós, mas intitulado Parábola. (Denys o cartuxo, Prologus, Ecclesiasticus
(Sirach)
Thomas
Walden (1375 - 1430)
Tomás ensinou que a Igreja
de seu tempo aceitou apenas vinte e dois livros do Antigo Testamento para ser
de autoridade canônica. Ele citou o julgamento de Jerônimo:
Assim
como (diz ele) há vinte e duas letras
através das quais escrevemos em hebraico tudo o que dizemos e a fala humana é
compreendida por seus primórdios, então
são considerados como sendo vinte e dois volumes, pelo qual, assim como nas
letras e início na doutrina de Deus, a infância ainda tensa e enferma do homem
justo poderia ser nutrida. O primeiro
deles é chamado Bresith, que chamamos de Gênesis. Essas coisas Jerônimo diz.
(Thomae Waldensis, Doctrinale Fidei Catholicae, Tomus Primus, Articulus
Secundus, cap.2, 353)
Jean
Driedo (morreu em 1535)
Jean Driedo foi um teólogo
do século XVI e membro da Universidade Católica de Lovaina que condenou os
ensinamentos de Lutero em 1519. Ele afirmou que os livros apócrifos não eram
considerados parte do cânon do Antigo Testamento. A Igreja os usou para fins de
edificação, mas eles não carregavam a mesma autoridade que os livros canônicos,
os quais foram usados apenas para a confirmação das doutrinas da fé:
Jerônimo
pode ser contraditório consigo mesmo, já ele ensina em seu prólogo que esses
livros não canônicos estão reunidos na Hagiografia (...) Podemos dizer que
entre os judeus a Hagiografia é dupla, exatamente como dissemos acima, a
apócrifa é dupla (isto é, pode ser entendida de duas maneiras). Certas coisas
são Hagiografia, isto é, escritos dos santos, cuja autoridade é adequada para
fortalecer as coisas que são da fé: hagiografias deste tipo estão no cânon
bíblico. Mas há outras Hagiografias
(isto é, escritos sagrados ou escritos dos santos) cuja autoridade não é
adequada para fortalecer as afirmações da fé, embora sejam consideradas
verdadeiras e santas, assim como os escritos de Agostinho e Jerônimo são
considerados, sendo também chamados de Hagiografia (escritos sagrados ou
escritos dos santos). Hagiografias deste
tipo entre Hebreus são as histórias de Judite, Tobias e Eclesiástico e primeiro
Macabeus, cujos livros, embora [a Igreja] os mantêm e lê, contudo não os conta
entre os livros canônicos, mas entre os apócrifos, não porque são falsos,
mas porque sua origem secreta não era aparente para toda a Sinagoga. O terceiro e quarto Esdras, segunda
Macabeus, o Hino dos três filhos e as histórias de Susana, Bela e o Dragão,
não guardamos nem rejeitamos, e relatam que foram inventados. Todavia, a Igreja
Cristã, por causa da autoridade de certas escrituras antigas que são lidas para
fazer uso de evidências de histórias deste tipo, lê estas mesmas escrituras com
fé piedosa, e, além disso, não as rejeita ou despreza, mesmo que não recebam esses livros autoridade igual às escrituras
canônicas. (Jean Driedo, De Ecclesiasticis Scripturis
et Dogmatibus, Libri quator. fol. XXI?XXII)
John
Ferus (1497 - 1554)
Em seu livro “O Exame
daqueles que deveriam ser ordenados para o Ministério Sagrado da Igreja” John
Ferus listou os livros que compunham o cânon do Antigo Testamento. Ele incluiu
os livros apócrifos naquela lista. Ao fazê-lo, ele fez uma distinção entre
aqueles que eram verdadeiramente canônicos e autoritários e os apócrifos que não
eram canônicos, mas úteis para a leitura privada em sua própria casa:
Quais
são os livros do Antigo Testamento? Gênesis, Êxodo, Levítico, Números,
Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, quatro livros de Reis, dois livros de
Crônicas, quatro livros de Esdras, Tobias, Judite, Ester, Jó, o Saltério,
Provérbios, Eclesiastes, Sabedoria, Eclesiástico, Isaías, Jeremias,
Lamentações, Baruque, Ezequiel, Daniel, os Doze Profetas, dois livros de
Macabeus. Alguns destes são às vezes
chamados de apócrifos (isto é, oculto), porque era permitido lê-los em
particular em casa, cada um de acordo com sua própria inclinação. Na Igreja eles não são lidos publicamente,
nem a qualquer deles é dada autoridade. Os livros apócrifos são: terceiro e
quarto Esdras, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, e os dois
livros de Macabeus. Todos os outros são chamados canônicos, já que são de
autoridade irrefutável, mesmo entre os judeus. E assim todos os livros do Velho
Testamento são trinta e sete, vinte e oito canônicos e nove apócrifos. (John Ferus, The Examination of Those Who Were to Be
Ordained for the Sacred Ministry of the Church)
Jacobus
Faber Stapulensis (1455-1536)
Jacobus foi um teólogo do
século XVI e doutor na Universidade de Paris. Ao se referir aos Apócrifos, ele seguiu
Jerônimo ao afirmar que esses livros particulares não eram considerados parte
do cânon e, consequentemente, não possuíam a autoridade das Escrituras
canônicas, embora fossem úteis para a edificação dos crentes:
Veja como Jerônimo conecta o Pastor [de Hermas]
ao livro da Sabedoria, Eclesiástico, Judite e Tobias, concedendo-lhes a mesma
autoridade, uma vez que eles contêm o mesmo poder de construir a devoção, mas ele também chama todos esses de
apócrifos, uma vez que eles não estão no cânon nem na primeira e mais elevada
autoridade da Igreja. Contudo, eles não estão no outro sentido de apócrifos
para serem abertamente condenados, como o livro de Enoque, mas na primeira
compreensão conhecida de apócrifos, muito
louváveis após a Santa Eloquência (isto é, Escritura). (Jacob Faber
Stapulensis, Praef in Libri Trium Virorum et Virg)
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