sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Agostinho e a imaculada conceição de Maria

Nota do tradutor: Os apologistas romanistas defendem que Agostinho cria na imaculada conceição de Maria, isto é, Ela foi concebida sem pecado original. Em apoio a essa ideia, trazem citações em que Agostinho afirma que Maria não pecou. O texto abaixo demonstra que Agostinho cria que Maria não pecou durante a vida, porém, ela não foi preservada do pecado original, compartilhando com toda a humanidade da necessidade da redenção que há em Jesus Cristo.

Pergunta: Os Pais da Igreja acreditavam na Imaculada Conceição. Santo Agostinho escreveu o seguinte sobre Maria: "Com exceção da Virgem Santa Maria, em cujo caso, em respeito ao Senhor, não quero que haja qualquer outra questão, na medida em que o pecado está em discussão, uma vez que, podemos saber que grande abundância da graça foi conferida a Ela para vencer o pecado em todos os sentidos, vendo que ela mereceu conceber e dar a luz àquele que certamente não cometeu pecado algum"

Resposta: Lida fora de contexto, essa citação parece provar que Agostinho cria na imaculada conceição de Maria. Na verdade, era Pelágio, o grande herege, que ensinou tal coisa. Agostinho acreditava que todos os descendentes de Adão são concebidos em pecado, com exceção singular de Jesus Cristo, que nasceu da virgem Maria.

Neste escrito em particular, ele está respondendo ao argumento pelagiano de que muitos santos viveram uma vida perfeitamente moral. A pergunta é sobre conduta e não sobre concepção. Agostinho responde:

Em seguida, ele enumera aqueles "que não só viveram sem pecados, mas são descritos como tendo levado uma vida santa, - Abel, Enoque, Melquisedeque, Abraão, Isaque, Jacó, Josué, filho de Nun, Finéias, Samuel, Natã, Elias, Jose, Eliseu, Miquéias, Daniel, Ananias, Azarias, Misael, Mordecai, Simão, José - aquele que desposou a Virgem Maria, João "E acrescenta os nomes de algumas mulheres, - Deborah, Anna, a mãe de Samuel, Judith, Esther, a outra Anna, filha de Fanuel, Elisabeth, e também a mãe de nosso Senhor e Salvador, sobre ela diz ele "temos que admitir que por sua piedade, ela não tinha pecado." Devemos excetuar a Santa Virgem Maria, em cujo caso, em respeito ao Senhor, não quero que haja qualquer outra questão, na medida em que o pecado está em discussão, uma vez que podemos saber que grande abundância da graça foi conferida a Ela para vencer o pecado em todos os sentidos, vendo que ela mereceu conceber e dar a luz àquele que certamente não cometeu pecado algum (Sobre a natureza e a graça – Capítulo 42, contra Pelágio).

Agostinho argumenta que nenhum dos santos mencionados por Pelágio, exceto Maria, "viveu sem pecado." Ele acreditava que foi dada à Maria a graça de vencer o pecado e levar uma vida sem pecado. Mas note que está falando sobre a conduta de Maria em sua vida, e não sobre a sua concepção!

Seguindo Agostinho, vários escolásticos também acreditavam que Maria levou uma vida perfeita; ainda assim, negaram a ideia de sua imaculada conceição. Tomás de Aquino seria um bom exemplo. Ele acreditava que Maria foi sem pecado durante toda a sua vida, mas também afirmou que ela contraiu o pecado original em sua concepção "Devemos, portanto, confessar simplesmente que a Santíssima Virgem não cometeu nenhum pecado atual, mortal ou venial": "Porque Cristo não contraiu o pecado original de qualquer forma que seja, mas era santo em sua própria concepção, de acordo com Lucas 01:35” “O Santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus” Mas a Santíssima Virgem, de fato contraiu o pecado original, porém foi limpa antes de seu nascimento, desde o ventre". (Suma III: 27)

Em outro trecho, Agostinho fala diretamente sobre o pecado original:

É, portanto, um fato observado e estabelecido, que nenhum homem nascido de homem e mulher, isto é, por meio de união corporal, pode ser livre do pecado. Todo aquele que, de fato, está livre do pecado, é também livre de uma concepção e nascimento deste tipo. Além disso, conforme exposto no Evangelho segundo Lucas, ele diz: Não foi a coabitação com um marido que abriu os segredos do útero da Virgem; uma vez que foi o Espírito Santo que infundiu a semente imaculada em seu ventre não violado. Pois dos que nasceram de mulher, somente o Senhor Jesus é santo, na medida em que Ele não experimentou contato com a corrupção terrena, devido à novidade do Seu nascimento imaculado; Não, ele repeliu-o por sua majestade celestial (Sobre a graça de Cristo e sobre o pecado original – capítulo 47).

Agostinho ensinou que nenhuma pessoa nascida de procriação natural ("de um homem e uma mulher") está livre do pecado. Com exceção de Cristo, todos desde Adão e Eva nasceram desta forma, incluindo Maria. Por isso, está implícito que Maria também não estava livre do pecado original, pois foi concebida por um homem e uma mulher. Jesus é o caso excepcional por causa de sua concepção pelo Espírito Santo. Agostinho enfatiza que somente o Senhor Jesus não experimentou o contato da corrupção terrena.

Traduzido desse artigo online aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários que;

- Tenham ofensas;
- Não sejam pertinentes ao tema do artigo;
- Sejam Ctrl C + Ctrl V de outros blogs e sites.

É permitido citar outras blogs e sites, desde que o comentarista apenas post o link do artigo ou cite trechos do artigo. A cópia integral não será permitida.