tag:blogger.com,1999:blog-409581226061009177.post5331456252087451000..comments2024-03-14T11:14:43.078-07:00Comments on Respostas Cristãs: Papas e Teólogos medievais contra a Imaculada Conceição de MariaRespostas Cristãshttp://www.blogger.com/profile/02964901086535083954noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-409581226061009177.post-76517598101730203152016-06-04T12:22:14.901-07:002016-06-04T12:22:14.901-07:00Ora nem mais, o Sola Eclesia está bem resumido nas...Ora nem mais, o Sola Eclesia está bem resumido nas palavras de Inácio de Loyola:<br /><br />"Para em tudo acertar, devemos estar sempre dispostos a que o branco, que eu vejo, acreditar que é negro, se a Igreja hierárquica assim o determina" :)<br /><br /><br /><br />Conhecereis a Verdadehttps://www.blogger.com/profile/10120910946523193443noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-409581226061009177.post-79407236937085283982016-06-04T09:45:08.330-07:002016-06-04T09:45:08.330-07:00Olá meu amigo,
Antes de tudo, tenho uma dívida pe...Olá meu amigo,<br /><br />Antes de tudo, tenho uma dívida pessoal contigo. Há tempos atrás, quando empreendi estudar a fundo a história da igreja com enfoque na controvérsia protestantismo vs romanismo, o seu blog foi de grande importância. Agradeço pelo trabalho prestado a defesa da fé cristã, ainda mais num tempo em que havia centenas de sites católicos espalhando todo o tipo de deturpação e praticamente somente o seu blog em português os respondendo. Esteja certo que seu trabalho não foi em vão.<br /><br />Obrigado por trazer mais esta citação. Como afirmei em meu artigo, o dogma da imaculada conceição é a prova cabal de que a igreja romana não guardou o depósito da fé e ao longo da história adicionou doutrinas estranhas ao ensino dos apóstolos. <br /><br />Essa citação de Sisto IV demonstra um erro muito comum da apologética católica. Eles costumam apresentar qualquer teólogo favorável a uma ideia que mais tarde se transformaria num dogma como um defensor de tal ideia como um artigo de fé. Isso fica especialmente claro na questão da virgindade perpétua. Alguns pais da igreja que defenderam a virgindade no parto ou pós-parto claramente não as consideravam um artigo de fé. Para eles, era aceitável negar tais ideias e manter incólume a doutrina cristã. <br /><br />De fato, a única forma de aceitar essas e outras inovações é ter uma fé fideísta na igreja de Roma - "Se ela diz, então deve ser verdade" - ou seja, é aderir à Sola Eclésia e desperdiçar a maravilhosa capacidade de raciocínio crítico que Deus nos deu. <br /><br />Um abraço. Volte mais vezes!Respostas Cristãshttps://www.blogger.com/profile/02964901086535083954noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-409581226061009177.post-90598816850624023882016-06-04T09:21:32.682-07:002016-06-04T09:21:32.682-07:00Olá Bruno,
Em primeiro lugar, parabéns pelo seu...Olá Bruno,<br /><br />Em primeiro lugar, parabéns pelo seu bloque e pela alta qualidade dos artigos bastante documentados. <br /><br />De fato, quando a doutrina da imaculada conceição surgiu por volta do século XII, além de ter desencadeado grande controvérsia e tido a oposição dos maiores teólogos da época, como Bernardo de Claraval, Pedro Lombardo, Alexandre de Hales, Alberto Magno e Tomás de Aquino, também foi causa nos séculos seguintes de uma luta acirrada entre franciscanos e dominicanos. <br /><br />Os franciscanos eram “pró-imaculada” e os dominicanos “anti-imaculada”. <br /><br />Um fato curioso é que o papa Sisto IV na Constituição Grave nimis de 4 de setembro de 1483, a propósito desta controvérsia entre franciscanos e dominicanos, escrevia sobre os que condenavam como heresia esta doutrina:<br /><br />“Nós, por autoridade apostólica, ... reprovamos e condenamos tais afirmações como falsas, erróneas e totalmente alheias à verdade ... [mas se repreende também os que] se atreverem a afirmar que aqueles que mantêm a opinião contrária, a saber, que a gloriosa Virgem Maria foi concebida com pecado original, incorrem em crime de heresia ou pecado mortal, uma vez que não está ainda decidido pela Igreja Romana e pela Sé Apostólica...”<br /><br />(Denzinger 735)<br /><br />Esta declaração de finais do século XV é bastante surpreendente, vindo de Sisto IV, ele próprio franciscano, e nada mais que o papa que autorizou em 1476 a famosa festa que Bernardo em 1140 tinha considerado uma novidade infundada. No entanto, em 1489 Sisto IV ainda não tinha a certeza de tal doutrina. <br /><br />Mas apesar do vazio completo de declarações escriturais e de tradições confiáveis, Pio IX definiu o novo dogma, sem que mediasse nenhuma nova revelação. <br /><br />Este é um bom exemplo que demonstra como funciona o estabelecimento de doutrinas na Igreja de Roma.<br /><br />O católico tem que aceitar que tal dogma de fé está revelado nas Escrituras ou na Tradição Apostólica ou em ambas. No entanto, tem que fazê-lo exclusivamente com base na autoridade do Magistério, porque pode procurar-se até o cansaço nas Escrituras ou nos escritos dos primeiros séculos da Igreja, sem nunca encontrar esta doutrina ensinada por um Apóstolo, um Padre antigo, ou um concílio, ou alguém que se refira a ela como uma tradição apostólica. <br />Conhecereis a Verdadehttps://www.blogger.com/profile/10120910946523193443noreply@blogger.com